O que é governança corporativa?


Parece um termo muito chique, não é? Mas conhecer o papel da governança corporativa e colocá-la em prática não é tão difícil quanto parece. Quem busca garantir a perpetuidade e crescimento do seu negócio vai precisar implantar a governança corporativa – mais cedo ou mais tarde.

Em resumo a governança corporativa é o conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada.

Oi? Implementar a governança corporativa nada mais é que ter um grupo de pessoas (normalmente o dono e outras pessoas de confiança e conhecimento técnico) que irão implementar a cultura de prestação de contas.

A reunião entre a governança e os diretores da empresa acontece com frequência determinada, essa frequência varia de empresa para empresa. E nesta reunião os “governantes” cobram resultados dos gestores. Isso nada mais é do que implementar a cultura de prestação de contas.

A pauta desta reunião é: verificação dos resultados, auditoria dos processos e estabelecimentos de limites dos diretores (no que se refere a autonomia).

Nenhum bicho de sete cabeças, certo?

O problema é que por ter um nome bonito a maioria das pessoas acham que cabe apenas para grandes empresas. E o fato é que cabe em uma empresa de qualquer tamanho. Basta disciplina para manter as reuniões em dia e sempre se ater a buscar por mais eficiência e acompanhamento dos resultados.

#negocios #ideias #empreendedorismo #gestão

5 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados