Como gerar indicadores da sua equipe de colaboradores


Oi gente! Estou fazendo esse post para mostrar mais um exemplo de indicador que você pode gerar na sua empresa para que tenha sempre dados relevantes em mãos para tomar suas decisões. Um dos dados que você pode – e deve – ter na sua empresa é sobre o desempenho dos seus funcionários.

É super simples e vou mostrar pra vocês um exemplo de como fazer isso usando apenas o excel! É claro que se sua empresa contar com centenas de funcionários talvez uma planilha não seja o suficiente, mas a lógica e a rotina para gerar esses indicadores é a mesma.

Bom vamos lá, aqui está uma tabela super simples com a lista de colaboradores da empresa.

Como funciona essa tabela?

Abra a tabela e começamos pela aba "IMPRESSAO"

Na linha 4 estão os critérios de avaliação – esses critérios devem ser definidos por você, gestor da equipe, use estes como exemplo e para se inspirar.

Na coluna C você deve preencher o nome dos seus colaboradores.

Você deve primeiro imprimir uma página dessa para cada dia trabalhado do mês.

Se for coerente com o seu dia a dia de trabalho, você pode usar direto no computador mesmo, sem precisar imprimir, depois você vai entender como.

Normalmente isso vai virar um “caderno” do mês, você pode encadernar ou furar com prendedor de papel para ficar mais organizado.

Todos os dias preencha essa tabela de acordo com o que tem aconteceu ao longo do dia.

Não se esqueça de preencher a data diariamente na linha 3.

A ideia não é preencher TODOS os quadradinhos TODOS os dias.

Preencha apenas quando acontecer algo relevante.

Quando acontecer algo MUITO positivo escreva “+1”, ou quando acontecer uma situação muito negativa escreva “-1”.

Por exemplo: hoje o funcionário X chegou atrasado para uma reunião. Anote a ocasião com o ”-1” na linha do nome dele e na coluna “Pontualidade”.

Hoje o funcionário Y demonstrou zelo além do requerido para um equipamento, anote “+1” na linha do nome dele e na coluna “Zelo”.

Entendem que não é necessário preencher tudo todos os dias?

Apenas em casos extremos, sejam eles positivos ou negativos.

Para não se esquecer de preencher é importante que este caderno esteja sempre perto de você, na sua mesa ou na sua prancheta caso seu trabalho seja “andando de um lado para o outro”.

Depois de fechar o mês, você vai transcrever essas informações para somar esses resultados para esta planilha na aba “ENTRADA DE DADOS”.

Você pode fazer isso diariamente para não acumular, não tem regra, tem que ser o mais viável para você (Eu prefiro preencher diariamente, já que, terão dias que nem será necessário preencher nada porque não aconteceu nenhum evento relevante para ser registrado.)

Passe a limpo os registro do caderno para as colunas: data, nome, critério, pontuação.

Na aba “AVALIAÇÃO” estarão os resultados por mês, por colaborador.

Pontos importantes para os indicadores serem relevantes:

  1. É importante que você faça isso por alguns meses, uns 3 ou 4 meses, antes de tomar qualquer ação sobre estes resultados para poder avaliar os padrões ao longo deste período.

  2. Também é importante que os funcionários saibam que estão sendo avaliados desde o início, assim, saberão que seu comportamento é valorizado na empresa.

  3. Outro ponto importante é que estes resultados não sejam divulgados a todos os funcionários. Mostre o resultado individual apenas para o funcionário em questão em uma reunião de feedback se julgar necessário. É claro que o melhor dos mundos seria você parar para pensar em bonificações para os melhores resultados.

Coletar os dados é fácil, o difícil talvez é implantar a rotina de coletar, registrar, e manter essa disciplina.

Mas no começo é normal “falhar” algumas vezes, a diferença para conseguir ter sucesso nesses indicadores é a persistência.

Espero que tenha ajudado você a implantar mais um processo na gestão da sua empresa para que você tenha dados mais confiáveis para tomar suas decisões diariamente!

Nos vemos na próxima.

Caso queira ver mais sobre essa tabela, assista o vídeo abaixo onde compartilho a tela e explico cada detalhe:


6 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados