4 livros para começar a padronizar processos na sua empresa


Hoje quero compartilhar com vocês 4 livros para sobre organização e estruturação de empresas. Não são livros técnicos, são livros sobre empreendedores que aplicaram a padronização de processos nas suas empresas e que tiveram resultados incríveis. O objetivo da indicação desses livros é mostrar que estruturar uma empresa, padronizar processos, organizar em geral, não é um bicho de sete cabeças, além de mostrar os resultados incríveis que isso pode trazer, não só para a sua empresa, mas principalmente para sua vida pessoal. Quando a empresa vai bem, sua vida pessoal vai bem, porque no fundo, não existe essa separação entre “pessoal X empresa”. Então, vamos lá.

Vou falar de cada livro na ordem que eu recomendaria a leitura. Então, primeiro, eu começaria com a leitura do livro:

1. Empreendedorismo para subversivos

É um dos livros sobre empreendedorismo que mais gostei de ler. Mas o que esse livro tem a ver com processos? Ao decorrer do livro, o empreendedor fala sobre como ele começa, estrutura e faz seus novos negócios girarem sozinhos. A partir do momento que ele consegue estruturar a operação, ele parte para seu próximo novo negócio. Além da experiência do autor ser incrível, ele também traz uma passagem que fala o seguinte: muitos conhecem a expressão: “o olho do dono que engorda o gado”, mas a expressão pecuarista não tem nada a ver com o comércio. Os negócios não são inaugurados prontos ou bem-acabados, pelo menos no início você vai ter que se dedicar a ele de mente e coração. Se depois de 6 meses inaugurado o negócio ainda só rodar bem quando você está lá, cuidado: há algo errado em sua operação. Se a equipe for realmente muito boa, o negócio rodará sozinho e os problemas que surgirem serão solucionados sem que você sequer saiba que existiram. O fato de não estar lá, não significa que você não deva saber o que acontece, acompanhe as redes sociais e relatórios. O ponto principal é: a presença física do dono pode gerar uma “tensão positiva”, a equipe só vai executar tudo perfeitamente porque está sendo observada, por medo, não porque é assim que tem quer sempre.

2. O mito do empreendedor

Esse é o segundo livro que recomendo a leitura. Já vai um pouco mais a fundo sobre a questão de estruturar e organizar processos, mas não tão fundo assim. É uma leitura super leve o autor deixa muito claro quais são os primeiros passos que uma empresa deve seguir para dar início a estruturação da empresa. O ponto principal que mais gostei é quando ele menciona um caso de dois sócios que não tinham seus papeis claros na empresa. Não tinham outros funcionários, eles faziam um pouco de tudo. Mas às vezes acabavam passando por cima das atividades do outro porque não tinham claro quem fazia o que. Nesse parte do livro ele mostra detalhadamente como os dois sócios devem por no papel todas as funções executadas no dia a dia da empresa, e colocar apenas um responsável por cada função. Parece óbvio, mas eu acredito que 99% das sociedades não começam assim. Mas o livro é cheio de exemplo incríveis sobre a operação estruturada de várias empresas e tenho certeza que ele vai te inspirar para dar o primeiro passo.

3. Vicente Falconi

Esse livro é sobre a história do consultor Vicente Falconi, e mostra a trajetória da carreira dele. É simplesmente incrível os resultados que ele trouxe para várias multinacionais e até mesmo para o governo – uma pena que quando as coisas “podres” apareciam ele era cortado do trabalho. Eu duvido alguém ler este livro e não querer o trabalho dele na sua empresa. Contra resultados não há argumentos.

4. Gerenciamento da rotina

Esse é um livro escrito pelo Vicente Falconi. É o último livro da lista porque já parte para a execução da padronização de processos, mais técnico, linguagem para os fortes. Não é tão difícil assim, vejam como tem bastante desenhos demonstrativos. Mas, ao terminar de ler tanta informação, é difícil se animar em começar porque é claro o tamanho do trabalho. Mas depois de ler os 3 livros anteriores, tenho certeza que você vai ter muito claro a importância de organizar e estruturar a operação da sua empresa e, não só vai dar o primeiro passo, como terá um guia incrível para isso.

Meu objetivo aqui é democratizar a organização e estruturação de empresas, trazendo conteúdo acessível e de fácil absorção. Por isso, se você acha que está muito longe de transformar a sua empresa, comece lendo esses livros que eles te trarão a luz que você precisa para começar. Ter uma empresa organizada e estruturada te trará um estilo de vida que você jamais achou que seria possível!


23 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados