Nada começa grande


Nada começa grande, as coisas começam pequenas - praticamente é sempre assim. Não quero entrar no mérito se a questão é 100% verdadeira, mas acredito que pelo menos 80% é. Neste caso, a reflexão é a seguinte:

Quando algum pequeno problema acontece, é normal não darmos muita atenção à ele. Afinal,visto que tenho tantas outras coisas importantes e que me trazem mais resultados para fazer agora.porque gastar minha energia com algo que nem é tão urgente assim?

Talvez você realmente não precise tratar um pequeno problema como urgente, ou como o seu foco principal do dia. Mas uma coisa é certa: desmereça o pequeno problema e em breve ele vai reaparecer mas... maior. E assim será, até ele tomar um tamanho, uma proporção "digna"de sua atenção. Em outras palavras, até ele se tornar urgente.

É importante lembrar que corrigir um problema pequeno é muito mais fácil do que corrigir um problema grande e urgente. Haverá desperdícios, haverá "correria", haverá uma imensa energia depositada no grande problema.

Qual a solução? Largar o urgente de hoje e focar nos pequenos problemas para eles não virarem uma bola de neve? Sim. E não. Primeiro que, a definição de urgente é tão subjetiva de pessoa para pessoa que também não vou entrar nesse mérito. Mas supondo que há algo REALMENTE URGENTE, sim, resolva isso primeiro. Mas depois... imediatamente, foque no pequeno problema.

Essa atitude te levará a patamares em que, sim, vai chegar o dia que suas urgências diminuirão de forma tão relevante que sua produtividade será algo incomparável. E não são técnicas de gestão, não são ferramentes de produtividade. É apenas enxergar hoje o que pode ser melhorado ou corrigido e partir para a ação hoje!

Poderia dar muitos exemplos dentro de empresas, mas explicar com o cotidiano da vida pessoal é muito mais fácil. Um exemplo: emagrecer. Um pequeno erro hoje que seria comer 2x mais do que o necessário, pode ser FACILMENTE corrigido ainda hoje. Porém, este pequeno erro todos os dias, vai acumular um sobrepeso indesejado e corrigir o problema - agora grande - vai ser muito mais difícil.

Um pequeno esforço hoje? Ou muitas urgências amanhã?

#negocios #empreendedorismo #gestão #reflexão

19 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados