Indicadores, ame-os ou ame-os


Ás vezes para mim é difícil explicar com exemplos simples o porquê uma empresa precisa de indicadores. Apesar de ser algo relativamente básico, a maior parte das pequenas e médias empresas apenas não tem bons indicadores.

É claro que saber escolher quais indicadores são relevantes para o seu negócio, é outro caso a parte. Hoje vou falar apenas da primeira etapa, que consiste em apenas entender porquê os indicadores são vitais para qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer negócio.

A um tempo o meu celular vem me notificando (sem eu pedir) sobre quanto tempo gasto no celular diariamente, também me mostra no que eu gasto meu tempo no celular. Isso nada mais é do que a apresentação de um indicador.

A primeira vez que eu vi os números eu quase caí para trás. Era realmente muito tempo desperdiçado.

Enxergar esses número me fez parar para pensar sobre o uso do meu tempo. Enxergar esses números fez eu estabelecer critérios. Enxergar esses números me moveu a ação. Olhar as redes sociais antes disso, era algo simplesmente automático. Hoje já é uma atitude consciente.

Muitas semanas consigo reduzir em pelo menos 20% o uso do celular. Uma semana ou outra eu me passo de novo, mas tudo bem, estou consciente e os números não mentem.

E eu pensei: "Meu Deus, algo tão óbvio quanto perder um tempo nas redes sociais, como eu não me atentei para isso antes?" = falta de indicadores!

O número de visitas na sua loja, física ou online, importa! O número de vendas perdidas, importam! Como eu falei no começo, não é para exagerar, mas verificar não custa nada, né?

Alguns indicadores com o tempo simplesmente não dirão nada, mas eu garanto que 90% deles falarão e muito! E vai fazer você parar pra pensar, reavaliar critérios, e o melhor: vai te mover para a ação!

Muitas pessoas descrentes dos números falam que gerá-los dá muito trabalho, dá mesmo, que faz você travar, que você perde muito tempo estruturando, que o importa é "por a mão na massa e trabalhar", mas a verdade - para mim - não é essa. Ter dados dão trabalho apenas no início, mas depois é praticamente algo automático, e quando os indicadores estiverem rodando de maneira confiável, fará você partir muito mais para ação do que antes! É o contrário de travar o processo, eles movem o processo!

Sem contar que toda a ação incentivada a partir de indicadores, são ações muito mais fundamentadas. Há parâmetros e comparativos para gerar informações do que funcionou ou não funcionou.

Quer algo mais frustrante que investir em treinamento, tecnologia, eventos, etc, e não ter noção alguma se trouxe algum resultado ou não?

Se você ainda acha que indicadores não são importantes, talvez você apenas ainda não tenha sido impactado por eles - ou pela falta deles.

Gerar indicadores não é um trabalho que se faz da noite pro dia, é preciso entendimento do negócio como um todo, é preciso ter controle, rotina e organização, porque você precisará de números confiáveis - por isso não adianta pular todas essas etapas e tentar gerar indicadores na loucura - uma coisa de cada vez. Organiza a base, garanta dados relevantes e depois se aventure no maravilhoso mundo dos indicadores!

#negocios #empreendedorismo

2 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados