Sempre há um barco maior


Li no livro "A bíblia da consultoria" a seguinte frase: “Sempre haverá um barco maior”.

E a reflexão sobre essa frase era, em resumo, o seguinte: "O ponto principal não é ter o máximo; é ter o suficiente para realizar seus propósitos. O importante é ser capaz de adquirir o barco certo para você, em determinado momento, e progredir para outros maiores, quando adequado às suas necessidades, jamais para corresponder às expectativas de outras pessoas ou para enfrentar desafios do seu ego.”

Para os amantes de barco, literalmente, por maior que seja o barco que comprou, em uma nova cidade, uma nova marina, sempre haverá um barco maior. Nunca estaremos saciados ou no máximo.

O importante é ter sabedoria para, como o texto acima disse, não sermos sabotados por nós mesmos. Dar passos do tamanho das pernas é algo básico, mas que as pessoas simplesmente optam por ignorar - por ser tão básico. As premissas essenciais sempre precisam estar em voga, sempre precisam estar sendo revisadas, para que não tropecemos em nosso próprio ego.

Como estar atento à isso? Conhecer dados, números, indicadores, arrumar a base! Saber onde está pisando para poder saber qual será o tamanho do próximo passo. Alavancagem, hoje, é um assunto muito delicado, que não pode ser tratado como apenas uma opção estratégica de uma empresa, mas sim com muita responsabilidade e conhecimento do que é realmente viável e realista.

Sim, sempre bato na mesma tecla, porque as vezes estamos buscando coisas que ainda nem deveríamos estar buscando antes de estar com a base devidamente estruturada.

O melhor desta reflexão é que é aplicável a praticamente todos os sentidos da vida. Se refletirmos sobre a esfera pessoal e aplicarmos isso a nossa casa, por exemplo, também é um parâmetro maravilhoso para ser avaliado.

Achei incrível a metáfora utilizada pelo autor, faz todo o sentido, e conseguimos materializar esse pensamento em tantas coisas, que nos ajuda a ter uma consciência ampliada no momento de tomarmos muitas decisões importantes.

#negocios #empreendedorismo #reflexão

2 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados