Cuidado com o excesso de confiança


É muito claro que precisamos ter confiança no nosso trabalho para termos sucesso. A confiança é resultado de muito esforço, estudo, tentativas, erros e acertos. Chega em um dado momento e temos experiências que nos trazem muita confiança no que fazemos, no produto que entregamos, na maneira como fazemos as coisas.

Mas a confiança em excesso também traz um problema. Sim, sempre tem um “mas”.

Quando estamos confiantes demais temos a tendencia de relaxar nos procedimentos. “Ah, eu faço isso todos os dias, me garanto”.

“Ah, ja fiz essa apresentação 2352x, não preciso praticar, ou atualizar”. Eu tenho um exemplo dentro da minha crença em Jesus sobre confiança, independentemente da sua crença, é um exemplo que acredito que resume muito bem no que eu acredito ser uma maneira coerente de lidar com a confiança em excesso em todos os sentidos da vida.

Eu confio plenamente nos planos de Deus para minha vida. Porém, por mais que eu confie em tudo o que Ele faz eu não posso ser displicente com a minha parte, fazendo as coisas como bem entender. Minha segurança é balanceada todos os dias quando paro e consulto à Deus sobre os caminhos para esse dia, recebo e CONFIO nas respostas. Minha confiança para um novo dia tem uma base, um fundamento.

Eu preciso fazer a minha parte: consultar, ouvir e agir.

Apenas agir com confiança sem algum fundamento é ser negligente.

Em termos mais práticos do dia a dia, é a mesma coisa que, por mais que eu confie na minha apresentação para um cliente, porque já fiz isso 324x, não quer dizer que não tenha que revisar, atualizar, conferir a apresentação no dia anterior. Ao fazer isso, sua confiança para apresentar a proposta será renovada e terá uma base real para se fundamentar. Não será apenas confiança misturada com otimismo, e as vezes, ficamos cegos por isso e acabamos não percebendo algumas coisas que poderiam ser melhoradas no dia a dia e evitado um monte de confusão.

É como ter pulado uma determinada distância tantas vezes, que você confia DEMAIS no seu salto. Mas sem o devido treino diário, pouco importa quanta confiança você tem. Tudo exige rotinas básicas, de manutenção, muitas vezes chatas, que dão trabalho. Mas como dizem na internet: "Trabalhar dá trabalho."


2 visualizações

contato

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle

@     yasmin@ykbsconsultoria.com.br

t       +55 47 996-763-636

CNPJ 27.428.305/0001-55

Termos de uso e serviço

Copyright 2019 - YKBS ®

Todos os direitos reservados